A Terapia Cognitivo-comportamental

Terapia Cognitivo-comportamental (Psicólogo Gabriel Rodrigues Costa Oliveira)

Psicólogo Gabriel Rodrigues Costa Oliveira - Psicólogo em Fortaleza

  

Terapia cognitivo comportamental é direcionada, tende a ser breve e focada a demanda atual do paciente. A Terapia Cognitivo-comportamental propõe que o que nos afeta não são os acontecimentos mas nossa interpretação deles.


Pensamentos são rápidos, involuntários e muitos passam despercebidos, são os chamados “pensamentos automáticos”, que podem ser positivos ou negativos. Na Terapia Cognitivo-comportamental o psicólogo vai ajudar o paciente a identificar e questionar esses pensamentos, para torná-los mais funcionais.


Imagine a seguinte situação: o indivíduo vê um conhecido no shopping e acena alegremente para cumprimentá-lo, mas o conhecido vira o rosto e passa direto. Automaticamente, sem estar consciente do pensamento pode vir: 


  • 1. “Mas que arrogante, me ignorou de propósito!” Neste caso a emoção é de raiva e o comportamento é de se afastar da pessoa definitivamente.
  • 2. “Nossa, devo ser um ser insignificante e estranho pra ele não querer falar comigo!” Emoção de tristeza e insegurança e comportamento de se isolar.
  • 3. “Ah, ele deve estar muito preocupado ou distraído, nem prestou atenção!” Já neste caso podemos dizer que nem houve alteração emocional e consequentemente comportamental.


O paciente da Terapia Cognitivo-comportamental identifica, questiona e treina pensamentos e comportamentos. Ao analisarem suas próprias experiências, chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos, o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático, ou como se sentiu ao ter esses pensamentos.


A Terapia Cognitivo-comportamental é indicada quando existe uma presença disfuncional de pensamentos negativos, pois são estes que desencadeiam uma série de transtornos, tais como: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), TEPT (Transtorno do Estresse Pós Traumático), Ansiedade generalizada, Transtorno de pânico, Ansiedade Social, Transtornos alimentares, Transtornos de personalidade, Transtorno bipolar, Transtornos de abuso (sexo, jogos, substâncias), Hipocondria, Depressão etc.


Psicólogo Gabriel Rodrigues Costa Oliveira - Psicólogo em Fortaleza